O Erasmus+ é o programa da Comissão Europeia nos domínios da Educação, Formação, Juventude e do Desporto, que tem como principais objetivos:
- DESENVOLVER A EUROPA DO CONHECIMENTO – Promover o desenvolvimento de uma Europa do conhecimento, a todos os níveis da educação e formação.
- INTERNACIONALIZAR – Contribuir para a internacionalização e a excelência do ensino e formação na União Europeia, incentivando a criatividade, a inovação e o espírito empreendedor, e promovendo a igualdade, a coesão social e a cidadania ativa.
- APOIAR O CRESCIMENTO INTELIGENTE – Contribuir para alcançar os objetivos de crescimento inteligente, sustentável e inclusivo, através do desenvolvimento do ensino pré-escolar, diminuição do abandono escolar, melhoria da formação profissional, aumento do número de licenciados na Europa, e aumento da empregabilidade de jovens e adultos.
Neste âmbito, em consórcio com o Município de Torres Vedras e as escolas secundárias com cursos profissionais e as escolas profissionais privadas, do concelho, a ESCO participa há alguns anos no Projeto Moinhos – Formar para Inovar.
Este projeto tem possibilitado aos alunos diplomados da ESCO aceder a estágios profissionais em vários países da Europa durante 3 meses. Estes estágios têm resultado em mais-valias para os jovens participantes e para a escola.
Os jovens vêm aumentadas/melhoradas as suas competências profissionais que lhes dão mais acesso ao mercado de trabalho, as suas aptidões essenciais para uma sociedade mais coesa e solidária e as suas competências linguísticas e culturais;
A escola vê aumentados os conhecimentos relativamente à importância de melhorar o ensino e a aprendizagem das línguas e promover a diversidade linguística da UE e a sensibilidade para as diferentes culturas; a modernizar as práticas de educação e formação profissional e ao reforço da dimensão internacional na educação e formação;
A Mobilidade que irá decorrer de 25 de maio de 2021 a 31 de agosto de 2021, vai ser realizada por jovens que terminaram os seus cursos profissionais em julho de 2020 que, devido à pandemia, viram adiadas as autorizações de mobilidade, no ano de 2020.
Assim, irão desenvolver o seu programa de Mobilidade para a República Checa (Praga):
- Filipa Ferreira – Turma G13 (Curso Técnico de Gestão)
- Beatriz Santos – Turma A16 (Curso de Animador Sociocultural)
Para a Alemanha (Berlim), irão deslocar-se os alunos:
- Francisco Marques – Turma T6 (Curso Técnico de Turismo)
- Luís Santos – Turma T6 (Curso Técnico de Turismo)
Na foto (da esquerda para a direita): Beatriz Santos, Luís Santos e Filipa Ferreira
A todos, a ESCO deseja os maiores sucessos e uma experiência única – ficamos à espera de notícias vossas!
#nossomosesco
Responsabilidade | Equidade | Inovação| Solidariedade| Autonomia |Respeito