info@sefo.pt

261 339 920 _ rede fixa nacional

Marta Malhado

 

 

 

Marta Malhado –  21.03.1974

Curso Técnico de Comércio (1991 – 1994)

Técnica Administrativa na ESCO

 

 

Momento ESCO que não esqueço …

Foram muitos os momentos ao longo dos 3 anos que não me esqueço…

pela qualidade e disponibilidade dos professores e em todos os eventos que participei.

Um deles, foi a festa de final de ano, que foi organizada por toda a comunidade da ESCO, toda a dedicação e a cooperação entre os alunos e professores, que demonstrou a grande família que a ESCO ainda hoje mantém como lema.

Experiência curricular mais marcante …

O meu primeiro Estágio – Loja Casa Primavera em Torres Vedras

Projetos concretizados …

Após ter concluído o ciclo de formação na ESCO, trabalhei na área de formação durante 13 anos.

Ter voltado à ESCO, – proporciona-me competências para lidar com diferentes aspetos da vida profissional e pessoal.

A ESCO vale a pena porque…

Porque dá oportunidade de futuro… tem portas sempre abertas… porque trabalham para os alunos, assim criaram este espírito de FAMÍLIA.

Para mim “Ser ESCO é”…

Para mim a ESCO faz parte da minha vida quanto aluna, e, quanto profissional, é o meu local de trabalho, que valorizo muito, tenho o privilégio de trabalhar com uma grande equipa!! Obrigada, ESCO!!!

Comments (0)

Ver mais

ESCO | Alunos do Curso Técnico de Cozinha-Pastelaria à Prova em Concursos de Gastronomia

No mês de novembro, alunos do Curso Técnico de Cozinha-Pastelaria da ESCO, das turmas CP9 e CP10, do 3º e 2º ano do referido Curso, aceitaram o desafio de participar em diversas competições gastronómicas das áreas de Cozinha e Pastelaria, com as suas criações de autor.

No dia 11 de novembro, nove alunos das turmas CP9 e CP10 participaram na Mostra “Doç’Ardente”, organizada pelo Município da Lourinhã com o apoio dos produtores Adega Cooperativa da Lourinhã e Quinta do Rol e o apoio CVR Lisboa, no âmbito da 12ª edição da Quinzena Gastronómica da Aguardente DOC Lourinhã.

Nesta Mostra, os participantes eram desafiados a criar iguarias de autor que incluíssem a famosa Aguardente DOC Lourinhã e um produto endógeno. Participaram nesta Mostra os alunos Mariana Ferreira, João Rosendo, Catarina Dias, Airton Santos, Taynara Miranda, Guilherme Pereira, Afonso Carreira, Luís Fernandes e Mónica Mota, orientados pela formadora Sílvia Baptista. Os produtos endógenos que usaram foram a maçã reineta, a pera rocha e a abóbora.

O 2º classificado foi o aluno Guilherme Pereira, da turma de 2º ano, a CP10, com um Tiramisu de pera bêbeda. O 3º classificado foi o aluno João Rosendo, da turma de 3º ano, a CP9, com um cremoso de maçã reineta com crumble de canela.

No dia 14 de novembro, o aluno Ricardo Santos da turma CP10 participou na 2ª fase do Concurso “Jovem Talento de Gastronomia”, na categoria de Cozinha, que decorreu em Esposende, orientado pelo Formador Cristiano Marques.

No dia 21 de novembro, seis alunos das referidas turmas participaram no Concurso “Peras à Prova”, organizado pelo Agrupamento de Escolas de Escolas Fernão do Pó, do Bombarral, em parceria com a ANP – Associação Nacional de Produtores de Pera Rocha, a Caixa Agrícola do Bombarral e a Câmara Municipal do Bombarral, e que tem como ingrediente chave a pera rocha do Oeste. Participaram neste concurso os alunos Mariana Ferreira, João Rosendo, Afonso Carreira, Guilherme Pereira, Luís Fernandes e Mónica Mota, mais uma vez orientados pela formadora Sílvia Baptista.

O 1º classificado foi o aluno João Rosendo, da turma de 3º ano, a CP9, com um Semifrio de pera rocha.

No dia 22 de novembro, foi a vez da aluna Taynara Miranda da turma CP10 participar na 2ª fase do Concurso “Jovem Talento de Gastronomia”, na categoria de Pastelaria, que decorreu nas Caldas da Rainha, orientada pelo Formadora Sílvia Baptista.

Com maior ou menor sucesso em termos classificativos, todos os alunos estão de parabéns pelo empenho, dedicação e criatividade, com que enfrentaram estas provas. Os desafios gastronómicos vão continuar e os alunos parecem dispostos a continuar a aceitá-los como verdadeiros artistas com amor à arte da Cozinha e da Pastelaria.

Comments (0)

Ver mais

ESCO | Alexandra Gomes Distinguida com o Prémio Escolar do Rotary Club de Torres Vedras

No dia 28 de novembro, a aluna Alexandra Gomes da turma G15, do Curso Técnico de Apoio à Gestão, recebeu a distinção do Rotary Club de Torres Vedras de melhor aluna da ESCO, no ano letivo 2022/2023.

Mais uma vez este ano, o Rotary Club de Torres Vedras distinguiu o melhor aluno de cada escola do concelho, num evento que teve lugar no dia 28 de novembro, no Restaurante “Pateo do Faustino”.

 

Nesta ocasião, a Alexandra contou ainda com a presença da Diretora de Turma, Sandra Franco, e da Coordenadora de Curso, Ana Marta Pedro.

À Alexandra desejamos muito sucesso pessoal e profissional!

Comments (0)

Ver mais

ESCO | Alunos da ESCO conquistam 2º e 3º lugar no V Festival de Cocktails do Oeste

No dia 12 de janeiro de 2023, realizou-se, na Escola de Hotelaria e Turismo do Oeste, nas Caldas da Rainha, o V Festival de Cocktails do Oeste, tendo os alunos Pedro Fernandes e Mariana Oliveira, da turma H13, conquistado os 2º e 3º lugares na competição.

Esta iniciativa teve como objetivo permitir o convívio e a partilha de jovens estudantes de Restauração com profissionais e patrocinadores desta área profissional, permitindo aos alunos desenvolver a criatividade partindo de produtos da região. Os cocktails tinham de incluir obrigatoriamente um dos seguintes elementos regionais: Maçã de Alcobaça, Pera Rocha do Oeste, Aguardente DOC Lourinhã, Ginja de Óbidos ou de Alcobaça.

A turma H13 do 3º ano do Curso Técnico de Restaurante-Bar da ESCO teve a oportunidade de participar neste certame, tendo 4 alunos estado entre os 27 concorrentes, que se apresentaram com as suas criações, perante um júri nacional. Os alunos a concurso, Beatriz Agostinho, Pedro Fernandes, Bruna Ribeiro e Mariana Oliveira, participaram com cocktails de autor, criados pelos próprios, com a orientação do professor de Bar, Daniel Roberto. A turma acompanhou o concurso, apoiando os colegas, acompanhados pelo coordenador de curso, João Malaquias.

O aluno Pedro Fernandes conquistou o 2º lugar no concurso e a aluna Mariana Oliveira conquistou o 3º lugar. Os quatro participantes revelaram empenho e profissionalismo na forma como se apresentaram na competição. Parabéns a todos!

 

 

 

 

 

 

#somosesco

Comments (0)

Ver mais

Aluna da ESCO Campeã Nacional de Scratch (ciclismo feminino)

Quando o esforço e a dedicação compensam

Margarida Martins é aluna do 3º ano do Curso Técnico de Cozinha-Pastelaria da ESCO e é atleta de ciclismo feminino júnior do Clube de Ciclismo da Bairrada. Ao longo destes 3 anos, tem conseguido conciliar um bom desempenho escolar com o empenho e dedicação ao ciclismo, o que nem  sempre tem sido fácil.

No entanto, o esforço compensou-a. No dia 2 de fevereiro, no Velódromo Nacional de Sangalhos, sagrou-se campeã nacional de Scratch 2018/2019 (ciclismo feminino juniores) e vice-campeã nacional por Pontos e classificou-se em quarto lugar na corrida de Eliminação.

Pelo empenho, trabalho, autonomia e dedicação, na escola e no ciclismo, damos os nossos mais sinceros parabéns à Margarida Martins!

(fotos da prova de Inês Calvo e João Calado da UVP- Federação Portuguesa de Ciclismo).

Comments (0)

Ver mais

Bernardo Morgado

 

 

 

Bernardo Morgado –  26.06.1995

Curso Técnico de Restauração (variante Cozinha Pastelaria) – Turma CP2 (2010 – 2013)

Cozinheiro de 1ª / Sheraton Lisboa Hotel & SPA

 

 

Momento ESCO que não esqueço …

Teste prático de cozinha para a Prova de Aptidão Profissional (PAP).

Experiência curricular mais marcante …

Segundo estágio curricular internacional, no Sheraton La Caleta, em Tenerife.

Projetos concretizados …

Ter feito uma demonstração de cozinha ao vivo para a Feira Gastronómica do Algarve, em 2015, e a oportunidade de participar e assistir ao maior congresso de cozinha da Europa, Madrid Fusión 2018.

Projetos que quero concretizar …

Agarrar um projeto internacional numa unidade hoteleira de 5 estrelas no próximo ano; formação de Enologia; se houver oportunidade, juntar os antigos alunos de turmas de cozinha e restaurante/bar nos próximos anos e proporcionar, na escola, um jantar temático com base no que todos temos vindo a fazer e experienciar ao longo dos últimos anos de carreira.

A ESCO vale a pena porque…

É uma escola que trabalha e aposta diariamente numa componente forte de formação para todos os alunos que por lá passam, aliado à oferta de bons estágios referentes a cada tipo de curso. Com uma perspetiva atual e focada na inovação de todo o tipo de mercado profissional.

Para mim “Ser ESCO é”…

Ser uma pessoa e um profissional com ambição e motivação para tudo. Com objetivos e metas a alcançar diariamente.

Comments (0)

Ver mais

Ana Cândido

 

 

 

Ana Cristina da Cruz Cândido – 25.09.1980

Curso Animação Sociocultural – Turma A4 (1999 – 2002)

Animadora Sociocultural – ESCO

 

 

 

Momento ESCO que não esqueço…

A cerimónia de entrega de diplomas no Auditório, em que tinha a minha família presente, foi um dia muito emocionante, e com emoções ambíguas, por um lado Feliz por terminar o curso e ver cumprir o objetivo, por outro lado uma Tristeza imensa por me despedir dos colegas de turma e da escola. Não sabia eu que, passados uns anos, estaria de regresso, não como aluna, mas como profissional de Animação.

Experiência curricular mais marcante…

Tive o privilégio de ser a 1ª aluna a estagiar na Pediatria do Hospital de Torres Vedras, foi, sem dúvida, uma das experiências mais enriquecedoras da minha vida, principalmente pelo projeto que desenvolvi e onde tive feedback fantástico, senti que, de facto, a Animação em contexto hospitalar era de uma importância imensa. Voltaria a repetir, ficará para sempre na minha memória.

Projetos concretizados…

Ter a oportunidade de ser Animadora na escola onde aprendi a sê-lo, na ESCO…

Projetos que quero concretizar…

Quero continuar a fazer o meu caminho na área da Animação e estar sempre atenta às oportunidades que me vão surgindo, tirando sempre o máximo proveito disso.

A ESCO vale a pena, porque…

Para além de excelentes profissionais existe um espirito muito forte de Amizade e de Cooperação inexplicável.

Para mim “Ser ESCO é”…

Um grande Orgulho e um privilégio poder pertencer a esta “família há 19 anos”, venham outros tantos…

Comments (0)

Ver mais

William Vitória

 

 

William dos Santos Vitória – 14.08.1990

Curso Técnico de Turismo – Turma T3 (2006 – 2009)

Gerente de Estúdio/Assistente de Produção/Realizador – Nous Design Group

 

 

Momento ESCO que não esqueço …

A visita de estudo ao Porto planeada por colegas de turma. Foi uma visita inesquecível, conhecer a cidade linda e misteriosa do Porto e partilhar a experiência com colegas e professores.

Experiência curricular mais marcante …

Realizar um vídeo para apresentar o Mosteiro de Alcobaça à ESCO. Estávamos a celebrar as maravilhas do mundo e as maravilhas de Portugal na altura em que foram  nomeadas das Novas Maravilhas, no dia 7 de Julho de 2007, e realizámos apresentações no auditório da ESCO para a escola inteira. O estágio no Museu Geal da Lourinhã e a conclusão e apresentação da PAP. Foram dois momentos que guardo para sempre porque foram marcantes.

Projetos concretizados …

Há vários momentos concretizados que guardo comigo com carinho, um deles ter frequentado a ESCO. Também foi um grande prazer ter realizado uma curta metragem, em 2017, que mostra alguns pontos turísticos de Peniche e celebra a arte e talento português, e ser convidado a exibi-la na Cinemateca de Lisboa, em março 2018.

Projetos que quero concretizar …

Mais filmes em Portugal, celebrando o turismo, as pessoas, as paisagens e a arte em Portugal.

A ESCO vale a pena porque…

É uma escola com bons professores, que se importam com os alunos  e se entusiasmam com os projetos que fazemos. É muito inspiradora e adorei a experiência.

Para mim “Ser ESCO é”…

Dar o melhor e dar asas a tudo que mais gostas.

 

Comments (0)

Ver mais

Dora Agostinho

 

 

 

Dora Lúcia Almeida Agostinho – 29.01.1983

Curso Técnico de Gestão – Turma G4 (1999 – 2002)

Gestora e Contabilista Certificada da empresa “Agostinho e Almeida” e Formadora na ESCO

 

 

Momento ESCO que não esqueço …

Penas de Ouro onde atribuímos prémios aos professores, seminário no qual fui oradora e apresentação da PAP.

Experiência curricular mais marcante …

Os vários estágios efetuados durante os três anos e a concretização da PAP.

Projetos concretizados …

Para além de tudo o que consegui dentro dos meus objetivos, nada me dá mais orgulho do que me sentir profissionalmente realizada. Sinto que neste momento faço o que realmente me faz feliz e isso para mim é tudo.

Projetos que quero concretizar …

Pretendo investir na formação de um MBA (Master in Business Administration) e evoluir na minha carreira de formadora. Estarei sempre disposta a aprender mais e quero mais, porque nunca sabemos tudo… sinto que, quanto mais eu aprender, mais posso dar, tanto aos meus alunos como à minha empresa.

A ESCO vale a pena porque…

crescemos como pessoas e profissionais preparando-nos para um futuro cheio de desafios. Na ESCO, conhecemos excelentes pessoas que nos mostram o quanto é importante a persistência pelos nossos objetivos.

Para mim “Ser ESCO é”…

marcar pela diferença e cada aluno é único. Cada aluno sente a ESCO como uma família e quem por lá passa fica sempre com um carinho especial e com saudade de todos os momentos vividos, até dos menos bons, porque retirou sempre uma lição. Terminando com uma frase de Antoine de Saint-Exupéry e aplicando aos alunos que por aqui passam “Aqueles que passam por nós, não vão sós, não nos deixam sós. Deixam um pouco de si, levam um pouco de nós.” Cada aluno é especial…

 

Comments (0)

Ver mais

João Cunha

 

 

João Diogo Cunha – 08.03.1986

Curso Técnico de Informática/Gestão – Turma I6 (2002 – 2005)

Videógrafo – Love.me Films e NSprojects

 

 

Momento ESCO que não esqueço …

São muitos os momentos que não esqueço. Seguramente teria de escrever muito para enumerar todos!

Posso destacar a minha defesa da Prova de Aptidão Profissional, uma vez que foi um dos momentos mais marcantes do meu percurso académico.

Experiência curricular mais marcante …

Destaco uma visita de estudo que realizámos à Autoeuropa que serviu de inspiração para um problema de programação numa das disciplinas técnicas. A ligação feita entre a visita e a parte académica em aula foi feita com mestria e revelou-se bastante proveitosa.

Mas também tenho de fazer referência à minha primeira experiência no mercado de trabalho aquando do estágio curricular na empresa Slingshot. Foi fantástico!

Projetos concretizados …

Após ter concluído os estudos na ESCO, trabalhei na área durante 2 anos. Esse período permitiu-me descobrir melhor qual o curso superior que deveria seguir.

Licenciei-me em Audiovisual e Multimédia, área que me apaixona cada vez mais. Ultimamente lancei um projeto chamado Love.me Films, que aposta na cinematografia de casamento.

Projetos que quero concretizar …

A curto-prazo? Voltar à ESCO para matar saudades… ?

Tenho como projeto a curto-médio prazo voltar a estudar. Uma das fortes hipóteses é o curso de Medicina, que sempre me fascinou… Estou a ganhar fôlego!

A ESCO vale a pena porque…

A ESCO é uma família onde se pode crescer muito a nível académico e pessoal. O afeto que criamos com a instituição é a força motriz que nos dá motivação para querer aprender cada vez mais. E quando aliamos os afetos com o ensino, o resultado só pode ser bom.

Para mim “Ser ESCO é”…

Ser desafiado todos os dias, no melhor dos sentidos. É querer que chegue o dia seguinte para voltarmos e aprendermos ainda mais.

Comments (0)

Ver mais